Ter emprego é ter qualidade de vida
- Ana Lúcia Medeiros
- 27 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de dez. de 2024
O Brasil atinge recorde de empregos com carteira assinada em 2024. São mais de 2 milhões de brasileiros a mais com emprego formal, o que representa um aumento no número de indivíduos com direito a um trabalho digno e, consequentemente, à cidadania
Por Ana Lúcia Medeiros

Um dos pontos de partida para se viver com dignidade é ter um emprego. Um ofício com garantias asseguradas e boas condições de trabalho são elementos básicos na promoção da cidadania a um indivíduo. Ter um emprego formal é uma realidade que se aplica a mais de 2 milhões de brasileiros que passaram a ocupar novos postos de trabalho com carteira assinada nas 27 Unidades da Federação nos dez primeiros meses de 2024. Um crescimento impulsionado especialmente pelo setor privado, segundo explica Adriana Beringuy, pesquisadora do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Um desses postos de trabalho é ocupado pela analista de Recursos Humanos, Marta Lima. Formada em Contabilidade, Marta Lima foi contratada pela Mais Construtora em janeiro deste ano e entende que “essa oportunidade representa mais um passo para a expansão de conhecimentos, novas experiências e muita satisfação pessoal”.

De janeiro de 2023, início do governo Lula, até outubro de 2024, o saldo supera 3,5 milhões de novos empregos com carteira assinada. Com isso, o Brasil chegou ao maior estoque de empregos formalizados da história: um total de 47,63 milhões.
Entre as Unidades da Federação que geraram mais empregos com carteira assinada, destacam-se: São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Distrito Federal e Paraíba.

O aumento de empregos formais no país inclui, também, a população desalentada, formada por pessoas que gostariam de trabalhar e estavam disponíveis, mas que não buscaram trabalho por se imporem os seguintes empecilhos: acreditarem que não conseguiriam trabalho adequado, sem experiência profissional, não haver trabalho no lugar onde moram, muito jovens ou muito idosos. Felizmente, são pessoas que venceram barreiras e conquistaram um lugar no mercado de trabalho com carteira assinada no último ano.
Emprego é o passo mais importante para uma vida digna. O que devemos lutar agora, é por melhores salários.
Concordo plenamente com o texto, ter emprego é uma firma de uma vida com dignidade…
Verdade! Quem tem emprego tem qualidade de vida e cidadania.